Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

* * * Grilinha * * *

Aqui escrevo de tudo um pouco, principalmente, de tudo o que me vai na alma.

* * * Grilinha * * *

Aqui escrevo de tudo um pouco, principalmente, de tudo o que me vai na alma.

O meu outro Blog - de Culinária
"A Cozinha da Grilinha"


.: Trânsito de Vénus 2004 .... (depois só em 2117 !!!!) :.

Hoje, dia 8 de Junho, o planeta Vénus atravessará lentamente o disco solar, durante toda a manhã. Este acontecimento é muito raro e durará aproximadamente 6 horas. O fenómeno poderá ser observado no Alasca, na Austrália, na Ásia, em África, na Europa, na Gronelândia, na América do Sul excepto na parte sul e na América do Norte com excepção da parte ocidental.

 

O interesse deste Trânsito Solar de Vénus está no periodo de duração do fenómeno, que é grande e depende da inclinação relativa das órbitas da Terra e de Vénus, da posição e precessão das linhas do nodos de ambos, e dos períodos siderais de revolução com as suas variações seculares.
Calculadas as últimas datas em que ocorreu obtêm-se os anos de 1874 e 1882, e os próximos ocorrerão em 2012 e 2117.
O trânsito de 2012 não será visível em Portugal, pois ocorre de noite para nós.
Assim, o ano corrente está na categoria de oportunidade única até 2117 a não ser que entretanto tenha sido descoberta a formula do elixir da eterna juventude !!!!

 

É porém necessária a utilização de filtros solares de protecção nos olhos, como os usados para observação dos eclipses solares. Só assim se poderá observar um disco solar luminoso bem definido, onde o ponto escuro (Vénus) fica bem recortado.

 

O Projecto VT-2004 liderado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), criou uma rede de observação astronómica que abrange todos os países: universidades, escolas, astrónomos amadores e população. O trânsito de Vénus será usado para calcular com exactidão a distância Terra-Sol em quilómetros, designada por Unidade Astronómica

 

.

18 comentários

Comentar post

Pág. 1/2