O Carnaval surgiu de manifestações populares anteriores à era Cristã, na Itália, denominadas Saturnálias, em homenagem a Saturno. Com a expansão do Império Romano, essas festas, difundiram-se pela Europa.
No início da era Cristã, com a solidificação do poder da Igreja na sociedade, tais comemorações pagãs passaram a ser censuradas e limitadas ao período anterior à Quaresma.
Os italianos passaram, então, a denominá-los de Carnevale, indicando que se podia "abusar da carne", ou seja, podia-se "fazer tudo o que se tinha vontade" nesse período, pois os pecados seriam perdoados na 4ª feira de cinzas.
Os festejos chegaram a Portugal entre os séculos XV e XVI, com o nome de Entrudo, já que ocorria nos dias anteriores à Quaresma. O evento tinha uma forte característica gastronómica e era marcado por brincadeiras de extrema violência.
O Brasil, conheceu tal evento, por influência de Portugal. O Entrudo brasileiro era tão violento quanto o português, tanto que, por volta de 1850 passou a ser reprimido pelas autoridades policiais.
Foi justamente nesse período que a festa começou a diferenciar-se, entre o Carnaval de Salão (para os indivíduos de classe média e alta) e o Carnaval de Rua (para os de classe baixa).

grilinha às 19:44
* * * Grilinha * * * em 30/09/2007 às 17:03
Só falta dizer: "e esta hein?" (^^,) O ÚNICO local onde adoraria passar o Carnaval seria em Veneza.... lindoooo [*siri baba-se a recordar as imagens vistas]siri
(http://sokedih.blog.simplesnet.pt)
(mailto:sokedih@sapo.pt)
Anónimo a 10 de Fevereiro de 2005 às 00:20
obrigada pela partilha de saberesfatima
(http://virtualmentemanos.blogspot.com)
(mailto:t_usca@clix.pt)
Anónimo a 5 de Fevereiro de 2005 às 16:45
Um excelente Carnaval para ti......goza-o direitinho...diverte-te imenso ! Vou tentar fazer o mesmo. Bjsdocerebelde
(http://Docerebelde.blogs.sapo.pt)
(mailto:DoceRebelde@hotmail.pt)
Anónimo a 4 de Fevereiro de 2005 às 22:25
Grilinha, só agora vi a tua resposta...qualquer informação de paparoca colectiva, manda para este mail. :)ldk
</a>
(mailto:yolanda_valente@hotmail.com)
Anónimo a 4 de Fevereiro de 2005 às 22:01
olá... saltei para o teu quintal mascarado para te mandar um beijinho. Imagina que peguei a febre bloguista a uns colegas e agora tenho dois... o de sempre e outro a meias (sapatos e etc!!!). Pronto... agora que trinquei uma alface, já posso ir embora!!!! :))ldk
</a>
(mailto:iol76@yahoo.com.br)
Anónimo a 4 de Fevereiro de 2005 às 21:53