O meu outro Blog - de Culinária
"A Cozinha da Grilinha"


30
Dez 11

Esta foi a frase com que encerrei os posts de 2010:
"Raios parta o ano de  2010 - Faço votos para que termine o mais depressa possível (nem me vou despedir dele não vá o tipo querer manter-se por cá mais algum tempo!!!)"

Infelizmente o mau ano de 2010 perseguiu-me em 2011. O des(governo), a crise e a austeridade a fazerem parte das notícias do dia-a-dia e a saúde ou "falta dela" a acompanharem-me um dia atrás do outro.

 

 

O ano de 2011 começou com o engº a engrossar a lista de dispensados e a ter muita dificuldade em encarar a situação de "dono-de-casa" ao fim de  42 anos de trabalho. Felizmente o part-time de 27 anos (só no Estado) como professor de engª mecânica serviu de escape e lá se foi aguentando até ao Verão (quem já não aguentava era eu!!! ter um homem em casa todos os dias a desarrumar a minha organização).

Fevereiro/Março foram 2 meses de crises, longo internamento e uma difícil recuperação. Perdi de vez o meu "rodinhas" mas ganhámos um latinhas novo em folha para a família.

No Mundo o terramoto e o tsunami no Japão que tocou a todos de uma forma ou de outra.

 

De Abril a Junho foi a correria às consultas de Neurologia, Dor Crónica, Exames, Análises, novos medicamentos e uma reacção negativa a automedicação e sobredosagem.

 

 

Julho chegou com calor e muito havia para fazer na 1ª semana.

O casamento da filha foi a festa mais linda e bem organizada que algum dia participei na minha vida. Ás 3 da manhã do dia seguinte ainda estava com forças para ajudar os noivos a encerrar a festa e deixá-los no Hotel para a merecida noite de núpcias.

 

O Verão foi decorrendo com uns dias cheios de nuvens intercalados com outros cheios de Sol.

 

O Outono chegou quente mas o cair das folhas não deixava dúvida de que a estação da "queda/decadência" estava à porta. Detesto o Outono e menos ainda o Inverno.

O engº voltou a trabalhar e nem o ter que se levantar de madrugada o fez pensar 2 vezes para aceitar o lugar.

 

 

Com o final do ano a aproximar-se a passos largos e com o "Passos" a limpar-nos os subsídios da carteira, chegou mais uma crise das valentes.

Afinal foram "2 crises"; A filha queixava-se há alguns meses de uma cólica abdominal que se veio a revelar ser um "menir" agarrado à vesícula.

 

No dia em que o cirurgião a libertou desse fardo, segui de urgência para outro Hospital da capital com uma crise da minha vesícula e por lá fiquei uma semana até aos feriados de Dezembro.

 

O meu aniversário passou despercebido e quase nem me apetecia lembrar que tinha passado um ano péssimo no meu calendário da vida, não fosse o engº apresentar nessa semana a tese de Mestrado. Agora em vez de engº passei a chamar-lhe "Mestre".

 

O Natal de 2011 foi dos mais complicados dos últimos 10 anos, com pequenas crises diárias toda a semana. A noite da consoada foi salva pela companhia dos compadres, filha, genro, marido e filho que tudo fizeram para que me sentisse bem.

 

Em 2011, o peso desceu novamente aos 39 Kgs, o sistema imunitário está mais debilitado, a resistência física diminuta e ainda há exames médicos de há 1 ano por terminar (a RM do crânio foi remarcada para Março/2012 - 8 meses depois de pedida).

 

 

Dei-me conta que escrevi isto tudo sem recorrer a ajudas de memória!!! "Se calhar a RM não faz falta e as minhas suspeitas de Alzheimer são coisa dos macaquinhos que tenho no sótão"

 

Amanhã termina mais um ano que gostaria de riscar da minha memória não fosse o dia 9 de Julho em que vi a minha princesa, linda e feliz desde que acordou.

 

2011 termina marcado pela crise na Zona Euro, a Primavera-Árabe, a explosão económico-financeira do Brasil, Angola e China.

2012 ficará marcado pelo ano da emigração de mão-de-obra qualificada e pelas dificuldades acrescidas, àqueles, que já pouco têm.

 

Não gosto de escrever este tipo de posts no meu blog, que sempre se pautou por relatos de dificuldades com sorriso e esperança e que agora vejo a desaparecerem do meu rosto e pensamento.

 

 

Desejo a todos um Bom Ano de 2012 com saúde e o amor daqueles que nos continuam a dar forças para lutar por um dia melhor no amanhã.

Grilinha

* * Grilinha * * às 23:32
tags:

Um bom ano grilinha, com mais saúde e alegria.
Carmen.
Anónimo a 1 de Janeiro de 2012 às 21:29

Ai que vida!!!! Coitada!!!! Desejo-lhe um ano bem melhor e quiçá....com um netinho!!!! Beijinhos!
ligeirinha a 5 de Janeiro de 2012 às 16:08

Amiga
Estive a ler o teu longo post e dei conta de todos os acontecimentos, bons e maus que te aconteceram neste ano que findou!

Para além do dia feliz do casamento da tua filha, acho pelo que li quew o teu ano foi negro...até parece uma foto-cópia do meu!

Desejo que o novo ano de 2012 quee agora começou não seja tão mau, nem para ti, nem para mim!
Mas para mim vai começar com mais uma cirurgia, ainda neste mês (assim creio quando ainda me lembro muito bem do que passei há 10 meses ;cirugia ao coração, está ainda muito presente!

Quanto à crise o mal é grande e geral!

Não sei a onde vamos parar...ou se aguentaremos (os portugueses) tão grande pressão!!!

Costumo ser optimista, mas acho que com a idade e circunstâncias da vida, mudei!

Desejo-te mais saúde e tudo de bom!
Muitos beijinhos.
Da amiga Açoreana

ChicaIlheu

Chicailheu a 8 de Janeiro de 2012 às 20:43

Amiga Grilhina
Depois de ler tudo que se passou contigo no ano de 2011, venho desejar que o novo ano de 2012 seja bem melhor!

Se eu fizesse a descrição do meu ano 2011, era muito parecida...

Feliz Ano Novo!

Beijinhos da ChicaIlheu
Chicailheu a 18 de Janeiro de 2012 às 22:56


Fernanda Grilo
(Grilinha)
16/12/1957
Lisboa-Portugal
As Visitas
desde Nov/2003

Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
31


comentários recentes
Olá.Quando vi no mail "Grilinha", voltei a sorrir....
Olá Maria AraújoObrigada por te teres lembrado de ...
Boa noite.Há minutos, enquanto jantava, lembrei-me...
Gostei muito de ler a tua opinião! Um beijinho
http://meninadeangola.blogspot.com (http://meninad...
Ah ! Ah ! Ah !Adorei as regras.
Deixo o link para o meu Facebook:https://www.faceb...
Olá AméricoFiquei muito satisfeita de te voltar a ...
Posts mais comentados
180 comentários
116 comentários
91 comentários
84 comentários
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar