Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

grilinha

Aqui escrevo de tudo um pouco, principalmente, de tudo o que me vai na alma.

O meu outro Blog - de Culinária "A Cozinha da Grilinha"

.: Dia Internacional do Enfermeiro :.

* * Grilinha * *, 12.05.09

Comemora-se hoje o "Dia Internacional do Enfermeiro"


O Enfermeiro trabalha com a dor do paciente e a sua tarefa é prestar cuidados de saúde para que o doente sofra o menos possivel e recupere rapidamente.

 

Ajuda na reabilitação do doente, administra a medicação, avalia e está sempre atento à evolução do estado do doente e a ouvir as suas queixas, sem se importar que do outro lado não se lembrem que ele (enfermeiro) também tem fragilidades como qualquer ser humano.


O Enfermeiro deixa muitas vezes a sua família a kms e kms de distância ou nas épocas festivas (Natal, Fim de Ano, Páscoa,  Aniversário) mas está sempre com um sorriso e uma palavra carinhosa que muito confortam, para aqueles que vai cuidar ao longo do turno.


O enfermeiro é aquele que está directamente mais exposto ao contágio. Cuidemos de quem cuida de nós facultando toda a informação possivel.


O enfermeiro não pára desde que entra ao serviço, sempre de um lado para o outro e com muita concentração em todas as tarefas que executa. O trabalho por turnos é desgastante fisica e psicologicamente tornando dificil compensar de dia uma noite de trabalho ou criar rotinas básicas, pois estão sempre com os horários às avessas.


Muito teria para dizer e agradecer aos enfermeiros deste País mas fico-me pelo meu muito Obrigada e Profundo Respeito a todos os que abraçaram esta nobre profissão de cuidar e confortar quem precisa.

 

 

Deixo ainda um OBRIGADA especial aos enfºs do Hospital dos Capuchos (Serv 5.1 e 5.2 e UCIP) aos enfºs do Hosp S. José (Serv de Urgência) e aos enfºs dos Hosp Egas Moniz (Serv de Gastro, Imuno-hemoterapia e Hosp de Dia) que cuidaram e continuam a cuidar de mim ao longo destes 11 anos e que me ajudam a acreditar que amanhã virá um dia melhor.


O parágrafo seguinte dedico-o às enfªs do Hosp de Dia no Egas Moniz que me aturam quase todas as semanas e nestas últimas em particular me têm dado muito apoio e carinho psicologico.

 

Eu sei que vocês querem fugir antecipadamente para almoço, quando me veem chegar para mais uma transfusão de sangue ou administração de ferro. As minhas veias emigraram para parte inserta e, ser puncionada 4, 5 ou 6 vezes não é agradável para mim nem para vocês mas, com o cuidado e o aparato que instalam à minha volta lá conseguem apanhar uma veia distraída e zás .... "picada" certeira.


Eu acredito que há em cada enfermeiro um anjo da guarda.

 

        

(imagens da internet)

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.