Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

grilinha

Aqui escrevo de tudo um pouco, principalmente, de tudo o que me vai na alma.

O meu outro Blog - de Culinária "A Cozinha da Grilinha"

.: Doenças auto-imunes :.

* * Grilinha * *, 26.04.09

O prometido é devido e cá estou a explicar-vos os motivos destas minhas ausências tão frequentes nos últimos tempos.


Começo por informar que o resultado da Ressonância Magnética foi aquele que já se suspeitava mas que não se quer ouvir.

As ansas intestinais (já tenho menos de metade) correm o risco de estrangular devido à existência do processo inflamatório permanente (Doença de Crohn) e às aderências (tecido fibroso que se forma entre os orgãos e os cola).


A médica de gastro é de opinião que deve ser feita cirurgia mas a médica de cirurgia (já me abriu 3 vezes e sabe o que lá encontrou), voltou a dizer "NÃO" na passada 5ª feira.


Médica de cirurgia - Aguente as dores que você é resistente à dor e vá fazendo a  medicação. Nós cá estamos para a ajudar na fase das crises e fazer internamento se for caso disso, mas cirurgia "NÃO".


Depois de 1 hora e tal de consulta em que se falou de tudo o que tenho vivido/sofrido ao longo destes 11 anos, voltei a casa com o mesmo peso na alma e dor no coração.


"Aguenta e cara alegre" vai ser o meu lema daqui para a frente.




A semana que agora termina foi palco do 1º Congresso das Doenças Auto-Imunes que decorreu em Torres Vedras. (saber mais aqui)

 

As doenças auto-imunes são patologias causadas por uma disfunção do sistema imunitário, que ataca as células e tecidos do próprio organismo da pessoa doente.

 

A artrite reumatóide e as doenças inflamatórias intestinais afectam cada vez mais a população portuguesa e o seu tratamento é longo e na maioria das vezes recorre-se à cirurgia demasiado cedo podendo o médico utilizar a medicação em sua substituição.

 

A osteoporose, a fibromialgia e a doença de Crohn são 3 dessas doenças que me bateram à porta e decidiram abancar para o resto da vida, já para não falar da endometriose detectada aos 32 anos que levou à histerectomia total e a uma menopausa precoce com todas as  suas consequencias negativas.

 

Nas linhas anteriores já vos dei uma ideia dos problemas que me afectam há alguns anos e que de há 1 ano e tal para cá estão a ganhar terreno!!!

 

Sou uma cliente assídua da farmácia (ver foto em baixo), já para não falar da compra directa aos laboratórios do material de ostomia que é artigo de venda livre para doença crónica (ileostomia - cirurgia do intestino delgado).

 

Espero que com este post tenha explicado o motivo das minhas ausências e a forma porque elas podem durar semanas ou apenas alguns dias.


Obrigada a todos os que me enviaram email, sms, twitts e comentários a desejar as melhoras.


Nunca é demais dizer que a companhia dos amigos virtuais tem sido uma grande ajuda para o restabelecimento de algumas destas crises.


Grilinha

80 comentários

Comentar post